← Todos os conteúdos
Negócios

5 formas de ganhar dinheiro com o que você sabe sem gravar um curso

Seu conhecimento não precisa virar um curso online. Existem outras formas de transformar experiência, processos e aquilo que você já sabe fazer em novas fontes de receita.

8 min · 22/09/2026

Tem uma coisa que costumo falar para alguns clientes nas consultorias: você está sentado no pote de ouro procurando o pote de ouro.

Parece frase de efeito, mas existe um problema real por trás dela.

Empresários, empreendedores e prestadores de serviço estão sempre procurando a próxima coisa que pode fazer o negócio crescer: uma nova ferramenta, uma estratégia diferente, um canal que ainda não exploraram, alguma novidade envolvendo Inteligência Artificial ou simplesmente aquilo que parece estar funcionando para outra pessoa.

Só que, nessa busca, muita gente deixa de olhar para aquilo que já construiu.

Anos atendendo clientes, resolvendo problemas, criando processos, tomando decisões, errando, corrigindo e desenvolvendo uma maneira própria de fazer determinadas coisas.

Tudo isso é conhecimento. E conhecimento tem uma característica interessante: ele é flexível.

Um construtor pode ganhar dinheiro construindo casas, mas também pode usar aquilo que aprendeu em dezenas de obras para orientar alguém que vai construir pela primeira vez.

Uma profissional que possui uma clínica de estética pode vender procedimentos, mas também pode ensinar outros profissionais sobre processos que desenvolveu dentro da clínica.

Um professor pode dar aulas para seus alunos e, ao mesmo tempo, transformar sua maneira de preparar essas aulas em algo útil para outros professores.

O conhecimento é o mesmo. O que muda é a maneira de entregar e monetizar aquilo que você sabe.

Monetizar conhecimento não significa gravar um curso

Existe uma associação quase automática no mercado digital: se você sabe alguma coisa e quer transformar esse conhecimento em produto, precisa gravar um curso online.

Eu não concordo com isso, principalmente para quem está começando.

Já vi muita gente decidir criar um produto digital e começar pela parte mais trabalhosa. Contrata videomaker, editor, estúdio, compra equipamento, passa semanas gravando dezenas de aulas e só depois tenta descobrir se alguém está disposto a comprar aquilo.

Quando não vende, conclui que o digital não funciona, que não tem audiência suficiente ou que o mercado está saturado. Às vezes, o problema é muito mais simples: começou pelo formato antes de validar a oferta.

Quando saí dos bastidores e comecei a vender meus próprios produtos, em 2020, eu poderia ter seguido exatamente esse caminho. Naquela época, já tinha participado de aproximadamente 37 lançamentos e trabalhado com operações de diferentes tamanhos.

Tinha acumulado bastante conhecimento sobre copywriting, estratégia, lançamentos e gestão.

Ao mesmo tempo, eu tinha menos de 500 seguidores no Instagram, não era uma pessoa confortável diante da câmera e olhava para o mercado pensando a mesma coisa que muita gente pensa: “Já tem um monte de gente falando sobre isso. Por que alguém compraria de mim?”

A solução que encontrei não foi gravar um curso.

Eu tinha uma planilha com mais de 150 atividades que utilizávamos durante um processo de lançamento. Peguei aquelas atividades, comecei a documentar o que precisava ser feito em cada etapa e transformei aquilo em um produto chamado The Checklist.

Era um material extenso, com mais de 200 páginas, mas extremamente prático. Em vez de tentar ensinar tudo o que eu sabia sobre lançamentos, organizei algo que já fazia parte da minha rotina e transformei aquilo em um produto.

Foi assim que comecei.

E essa experiência me ensinou uma coisa importante: muitas vezes, você não precisa criar conhecimento novo. Precisa aprender a enxergar valor comercial no conhecimento que já acumulou.

Você não precisa ser o maior especialista do seu mercado

Outro bloqueio comum aparece quando a pessoa olha para quem já está na frente.

“Tem gente que sabe mais do que eu.”

Claro que tem. Provavelmente sempre vai ter.

O erro é imaginar que, para monetizar conhecimento, você precisa ensinar a pessoa que está dez degraus acima. Não precisa. Seu conhecimento pode ser extremamente útil para alguém que ainda está dois ou três degraus abaixo.

Pensa novamente no construtor. Ele não precisa ser dono da maior construtora do país para ajudar uma pessoa que nunca construiu uma casa a evitar erros de orçamento, planejamento, escolha de fornecedores ou execução.

Da mesma forma, um professor não precisa ser a maior referência em educação do Brasil para ter criado atividades e processos que seriam úteis para outros professores.

A pergunta mais útil não é “sou o número um do meu mercado?”.

É outra: “Que problema eu já sei resolver que outras pessoas ainda estão tentando resolver?”

Quando você começa por aí, aparecem formatos que vão muito além de um curso gravado. No vídeo que deu origem a este artigo, eu mostrei cinco deles.

1. Consultorias pontuais

Uma das formas mais simples de começar é transformar sua experiência em uma consultoria focada em alguns problemas específicos.

Não precisa criar um programa de seis meses nem inventar uma metodologia mirabolante.

Você pode identificar três, quatro ou cinco dificuldades que conhece muito bem, entender a situação do cliente e ajudá-lo a construir um plano de ação para as próximas semanas.

Foi algo que aconteceu comigo depois do The Checklist. Algumas pessoas compravam o material, gostavam do conteúdo e entravam em contato perguntando se eu poderia analisar o negócio delas. A partir daí, comecei a vender consultorias pontuais.

O produto acabou revelando uma demanda que já existia.

Esse formato funciona porque o cliente não está comprando simplesmente duas horas da sua agenda. Ele está comprando sua capacidade de olhar para uma situação que conhece, identificar o que importa e ajudá-lo a evitar parte do caminho que você precisou percorrer sozinho.

E isso pode existir em praticamente qualquer mercado.

Um construtor pode orientar alguém antes de uma obra. Um profissional de marketing pode analisar uma campanha. Um especialista em gestão pode diagnosticar um problema de equipe. Uma profissional de estética pode orientar outra clínica sobre processos que já domina.

Você começa pelo problema que sabe resolver, não pelo formato que gostaria de vender.

2. Consultoria com implementação

Depois aparece uma segunda oportunidade.

Você faz a consultoria, explica o que precisa ser feito, monta o plano e o cliente pergunta: “Tá, mas você consegue fazer isso para mim?”

Em alguns casos, consegue. E isso pode virar outra oferta.

Existe uma diferença importante entre dizer ao cliente o que precisa ser feito e participar da execução. Aqui na VivAIros, por exemplo, podemos analisar uma operação e identificar que o cliente precisa construir uma nova oferta, reorganizar sua comunicação ou desenvolver determinado ativo. Uma coisa é mostrar o caminho. Outra é colocar um time para ajudar a construir aquilo.

No exemplo da construção civil, também é fácil enxergar isso. O profissional pode orientar alguém sobre uma obra e, depois, oferecer partes da implementação por meio de projetos, fornecedores, planejamento ou outros serviços relacionados.

Isso não significa que toda consultoria precise terminar em implementação. Significa apenas que vale observar o que acontece depois que você entrega o diagnóstico. Se vários clientes entendem o que precisam fazer, mas continuam precisando de ajuda para executar, existe uma demanda ali.

3. Workshops ao vivo

Agora imagine que, depois de algumas consultorias, você percebe que explica determinados processos repetidamente.

Em vez de continuar fazendo isso apenas no um a um, pode reunir várias pessoas e transformar o processo em uma experiência ao vivo.

Foi outro formato que usei quando comecei a construir minha audiência. Depois de vender meu primeiro produto e realizar consultorias, passei a organizar workshops de implementação. Eu reunia um grupo e, durante algumas horas, ensinava aquilo que já vinha fazendo individualmente.

Isso pode acontecer presencialmente ou pela internet. A vantagem do online é óbvia: custo menor e possibilidade de reunir pessoas de lugares diferentes.

Mas existe outra vantagem que muita gente ignora.

Um workshop é uma excelente maneira de desenvolver sua própria metodologia. As pessoas fazem perguntas, travam em determinados pontos, mostram onde sua explicação ainda está confusa e revelam quais partes do processo geram mais valor.

Ou seja, você monetiza aquilo que sabe e, ao mesmo tempo, melhora a forma como organiza esse conhecimento.

4. Produtos de curadoria

Essa é uma possibilidade que considero cada vez mais interessante.

Nós vivemos em um momento em que informação deixou de ser escassa. Você abre o YouTube, pesquisa praticamente qualquer assunto e encontra centenas de vídeos. Com Inteligência Artificial, ficou ainda mais fácil localizar, resumir e produzir informação.

Só que ter acesso a muita informação não significa saber o que fazer com ela.

É justamente por isso que curadoria continua tendo valor.

Se você estudou dez livros sobre um assunto, fez cursos, testou aquilo na prática e conseguiu separar o que funciona do que não funciona, existe valor nessa organização. Você pode transformar isso em um checklist, uma planilha, um manual, um mapa mental, um conjunto de modelos ou qualquer outro formato que ajude alguém a chegar mais rápido a um resultado.

O próprio The Checklist nasceu dessa lógica.

Eu não inventei o conceito de lançamento. O valor estava em documentar como fazíamos aquilo na prática e organizar o processo de uma maneira que outra pessoa pudesse utilizar.

Um bom produto de curadoria funciona como atalho ou alívio imediato. Em vez de o cliente gastar dez horas pesquisando como montar uma planilha de precificação, por exemplo, ele pode comprar uma planilha construída por alguém que já resolveu aquele problema.

O produto não precisa ser gigantesco. Precisa ser útil.

5. Pequenos grupos de acompanhamento

A quinta possibilidade é reunir pessoas que não precisam necessariamente de uma consultoria individual, mas querem continuar tendo acesso à sua experiência.

Eu já fiz isso em um formato que chamava de grupo DCP: direção, correção e pressão.

A lógica era bastante simples. Um grupo pequeno de pessoas tinha acesso a encontros periódicos nos quais eu ajudava a definir direção, corrigir aquilo que não estava funcionando e colocar alguma pressão para que as coisas realmente fossem executadas.

Não precisava existir uma plataforma cheia de aulas nem uma “mentoria” com 47 bônus. O valor estava no acompanhamento.

Na época, eu lidava muito com copywriters, estrategistas e profissionais de lançamento.

A pessoa podia chegar no encontro e dizer: “Estou no meio de um lançamento, aconteceu isso, isso e isso. O que você faria?” Eu analisava a situação, dava um direcionamento e ela voltava para executar.

Esse mesmo raciocínio pode ser aplicado a outros mercados. Se existe um grupo de pessoas que enfrenta problemas recorrentes e valoriza sua capacidade de orientar decisões, pode existir uma oferta de acompanhamento.

O mais interessante acontece quando essas fontes se conectam

Até aqui, poderíamos olhar para essas cinco possibilidades como fontes de receita separadas. Só que o jogo fica mais interessante quando elas começam a se alimentar.

Uma pessoa pode conhecer seu trabalho por meio de um produto de curadoria. Depois, participar de um workshop. Em algum momento, perceber que precisa de uma análise mais individual e contratar uma consultoria. Se precisar de ajuda para executar, pode avançar para uma implementação.

Outra pessoa talvez não tenha necessidade ou orçamento para uma consultoria, mas pode entrar em um pequeno grupo e continuar próxima do seu trabalho. Mais adiante, quando surgir uma necessidade específica, ela já conhece sua maneira de pensar e pode contratar outro serviço.

Perceba que você não está inventando um assunto diferente para cada produto. Está trabalhando sobre o mesmo conhecimento em níveis diferentes de profundidade, acesso e participação.

É por isso que digo que conhecimento é flexível.

Uma experiência que hoje gera receita apenas quando você executa um serviço pode, dependendo do caso, também virar consultoria, implementação, workshop, produto de curadoria ou acompanhamento.

Não significa que você precise criar os cinco formatos. Aliás, provavelmente seria uma péssima ideia sair deste artigo tentando montar cinco produtos ao mesmo tempo.

O ponto é perceber que existem mais possibilidades do que o modelo que você utiliza hoje.

Talvez você esteja sentado no pote de ouro

Depois de alguns anos fazendo determinada coisa, acontece um fenômeno curioso: aquilo que foi difícil para você aprender começa a parecer óbvio.

Você olha para um processo que executa toda semana e pensa que ninguém pagaria para aprender aquilo. Olha para uma planilha que sua equipe utiliza e enxerga apenas uma planilha. Responde pela centésima vez à mesma pergunta de um cliente e não percebe que existe um padrão ali.

Só que aquilo que é óbvio para você pode economizar meses de tentativa e erro para outra pessoa.

Antes de procurar a próxima grande ideia fora do seu negócio, portanto, vale fazer um inventário do que já existe dentro dele. Quais problemas você aprendeu a resolver? Quais processos criou? Que decisões consegue tomar melhor hoje do que cinco anos atrás? Que ferramentas desenvolveu? Quais erros consegue antecipar? Sobre quais assuntos clientes e colegas procuram você para pedir ajuda?

Depois disso, vem a pergunta mais importante: de que outras maneiras esse conhecimento poderia ser útil para alguém?

Talvez a resposta seja uma consultoria.

Talvez seja um workshop.

Pode ser uma planilha, um manual, um pequeno grupo ou uma implementação.

E pode ser que, depois de analisar tudo, você descubra que nenhuma dessas possibilidades faz sentido agora.

Tudo bem.

O importante é não assumir automaticamente que monetizar conhecimento significa ligar uma câmera e gravar 30 aulas.

Às vezes, a próxima fonte de receita não depende de aprender alguma coisa nova. Depende de organizar melhor aquilo que você já sabe.

Quer descobrir o que a sua experiência permite construir?

Esse é um dos trabalhos que fazemos na Consultoria com o Time Viveiros.

O ponto de partida não é decidir que você precisa de um curso, uma mentoria ou qualquer outro formato. Primeiro, olhamos para sua experiência, para os problemas que você sabe resolver, para aquilo que já existe dentro da sua operação e para o tipo de cliente que poderia se beneficiar disso.

A partir daí, conseguimos avaliar possibilidades de ofertas, produtos, serviços e novas fontes de receita que façam sentido para o seu negócio.

Se você sente que acumulou conhecimento, experiência e processos, mas ainda não sabe exatamente o que pode transformar em oferta, esse pode ser um bom próximo passo.

CONSULTORIA COM O TIME VIVEIROS

Newsletter

Receba os novos conteúdos antes de todo mundo.

Estratégia, bastidores e lançamentos, direto no seu e-mail.

Quer transformar sua experiência em uma mentoria premium?